terça-feira, 14 de outubro de 2008

Professor

O processo de educação na vida do ser humano é lento e complexo. Porém significativo, pois é através da educação que crescemos e tornamo-nos cada vez mais livres e abertos para as influencias exteriores.

Crescer na educação é aprender a diferenciar situações do cotidiano, fazer opções convictas para a vida, definir suas vontades e lutar por aquilo que julgar mais coerente para seu crescimento pessoal. Quando crescemos em educação, faz-se necessário que melhoremos nossas atitudes, nossas convivências, nosso comportamento diante das diferentes situações da vida.

A educação acontece nas diferentes fases da nossa vida, sendo que em cada uma delas a mesma acontece de forma diferente. Quando na infância os passos da educação são básicos, os que a família e escola julgam importantes para a idade. Na adolescência os conceitos são outros, ou seja a cobrança é outra, o indivíduo precisa mudar atitudes e comportamentos pois está perto de ser adulto, é preciso repensar algumas ações.

Na vida adulta, o ser humano é cobrado por suas atitudes num todo, pois já se tem definido os campos afetivo, emocional, profissional e intelectual. A pessoa já tem formada sua personalidade, devendo ampliar e aprofundar suas características pessoais, definindo seu perfil.

Pode ser uma etapa muito rica – com os compromissos sociais, profissionais e familiares mais consolidados - se enfrentamos nosso eu mais profundo, repensamos algumas decisões, buscamos novos desafios, sermos pessoas mais livres e realizadas, mesmo num contexto de um progressivo declínio físico.

O desafio mais interessante da nossa vida é transformá-la em um processo contínuo de aprendizagem, de evolução e de realização – no meio de contradições; um processo cada vez mais pleno, autêntico, rico e profundo.



http://www.eca.usp.br/prof/moran/educacao.htm


Nenhum comentário: