sexta-feira, 18 de maio de 2012

MARIA MONTESSORI



MARIA MONTESSORI - NASCEU NA ITALIA EM 1870, FORMADA EM MEDICINA, INICIOU UM TRABALHO COM CRIANÇAS ANORMAIS, VINDO POSTERIORMENTE DEDICAR-SE A EXPERIMENTAR EM CRIANÇAS SEM PROBLEMAS, OS PROCEDIMENTOS USADOS NA EDUCAÇÃO DOS NORMAIS.
A PEDAGOGIA DE MONTESSORI INSERE-SE NO MOVIMENTO DAS ESCOLAS NOVAS, UMA OPOSIÇÃO AOS MÉTODOS TRADICIONAIS QUE NÃO RESPEITAVAM AS NECESSIDADES E OS MECANISMOS EVOLUTIVOS DO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA.
O MATERIAL CRIADO POR MONTESSORI TEM UM PAPEL PREPONDERANTE NO SEU TRABALHO EDUCATIVO.ESTES MATERIAIS SE CONSTITUEM DE PEÇAS SÓLIDAS DE DIVERSOS TAMANHOS E FORMAS: CAIXAS PARA ABRIR, FECHAR E ENCAIXAR; BOTÕES PARA ABOTOAR; SERIE DE CORES, DE TAMANHOS, DE FORMAS E ESPESSURAS DIFERENTES. O MATERIAL DOURADO É MAIS UM DOS MATERIAIS CRIADOS POR MARIA MONTESSORI. ESTE MATERIAL DESPERTA NO ALUNO A CONCENTRAÇÃO E O INTERESSE, ALÉM DE DESENVOLVER SUA INTELIGÊNCIA E IMAGINAÇÃO CRIADORA, POIS A CRIANÇA ESTÁ SEMPRE PREDISPOSTA AO JOGO.ALÉM DISSO, PERMITE O ESTABELECIMENTO DE RELAÇÕES DE GRADUAÇÃO E DE PROPORÇÕES, E FINALMENTE, AJUDA A CONTAR E A CALCULAR.
NA OPINIÃO DE MARIA MONTESSORI, O SILÊNCIO TAMBÉM DESEMPENHA PAPEL PREPONDERANTE. A CRIANÇA FALA QUANDO O TRABALHO ASSIM O EXIGE. PÉS E MÃOS TEM GRANDE DESTAQUE NOS EXERCÍCIOS SENSORIAIS.
MARIA MONTESSORI REVELOU QUE A CRIANÇA PEQUENA PODE SER UM AMANTE DO TRABALHO, DO TRABALHO INTELECTUAL, ESCOLHIDO DE FORMA ESPONTÂNEA, E ASSIM, REALIZADO COM MUITA ALEGRIA.BASEIA-SE EM UMA NECESSIDADE VITAL PARA A CRIANÇA QUE É A DE APRENDER FAZENDO.ISSO PERMITE AO PROFESSOR TRATAR CADA CRIANÇA INDIVIDUALMENTE EM CADA MATÉRIA, E ASSIM, FAZE-LO DE ACORDO COM SUAS NECESSIDADES INDIVIDUAIS, CADA CRIANÇA TRABALHA EM SEU PRÓPRIO RITMO.O MÉTODO MONTESSORI SE PROPÕE A DESENVOLVER A TOTALIDADE DA PERSONALIDADE DA CRIANÇA E NÃO SOMENTE SUAS CAPACIDADES INTELECTUAIS. PREOCUPA-SE TAMBÉM COM AS CAPACIDADES DE INICIATIVA, DE DELIBERAÇÃO E DE ESCOLHAS INDEPENDENTES E OS COMPONENTES EMOCIONAIS.

É IMPORTANTE DESENVOLVER A TOTALIDADE DA PERSONALIDADE DA CRIANÇA E NÃO SOMENTE SUAS CAPACIDADES INTELECTUAIS.

Nenhum comentário: